Nossa Senhora Rainha da Paz

Nossa Senhora Rainha da Paz e seu mistério começaram no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, quando alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada.

História de Nossa Senhora da Paz

Os comerciantes não conseguiram abri-la nem com ferramentas. Por isso, resolveram levá-la para a cidade de São Miguel, onde tentariam abri-la, pois achavam que dentro dela havia um grande tesouro.

Colocaram a caixa no lombo de um burro e foram para a cidade. Chegando lá, foram registrar o achado para não perderem o tesouro. Porém, passando em frente à Igreja da cidade, hoje uma Catedral, o burro parou, deitou no chão e ninguém conseguiu movê-lo.

Foram mexer na caixa e ela se abriu facilmente. Então, para o espanto de todos, havia em seu interior uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. Era dia 21 de novembro. A origem da caixa e da imagem nunca foram descobertas. E até hoje não se sabe  como a imagem chegou ao território salvadorenho.

A origem do título Nossa Senhora da Paz

Havia uma guerra entre os habitantes da região. Mas quando os povos inimigos ficaram sabendo da história da imagem de Nossa Senhora, pararam imediatamente com as lutas e fizeram as pazes, entendendo que o fato tinha sido um sinal de Deus. Por isso a imagem ficou sendo chamada de NOSSA SENHORA DA PAZ.

Milagre de Nossa Senhora da Paz

Quando o vulcão Chaparrastique, vizinho da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava veio em direção à cidade. Os moradores, então, colocaram a imagem do lado de fora da Igreja começaram a rezar pedindo que Nossa Senhora da Paz os ajudasse nesse momento tão difícil e de total impotência humana. Imediatamente a lava mudou seu curso e desviou-se da cidade. No local onde a lava mudou de curso existe até hoje a vila que se chama, Milagro de La Paz.

Imagem de Nossa Senhora da Paz

No dia do desvio da lava, todos os moradores viram que a fumaça que saia do vulcão formava o desenho de uma palma. Por isso, fizeram uma palma de ouro e colocaram na mão de Nossa Senhora da Paz. Posteriormente bordaram um escudo nacional da República de El Salvador na frente do manto. E assim é a representação da imagem de Nossa Senhora da Paz.

Simbolismo

O véu da Rainha da Paz ‘ Dois significados

1. O véu de Nossa Senhora Rainha da Paz é branco, simbolizando da pureza da Virgem Maria. Ela é pura de coração, sem manchas, sem pecado, sem falsidade, sem segundas intenções, sem mentira. Tudo o que ela diz e faz é em obediência à vontade de Deus. Ela nada faz por si mesma.2. O outro significado é que o véu parece agitado pelo vento. Isto simboliza que Nossa Senhora conhece os ventos contrários da vida, as dificuldades e os momentos de falta de paz, mas ela pode trazer a paz e acalmar as tempestades. O véu agitado pelo vento tem a ver com o gesto de Nossa Senhora que vamos analisar em seguida.

Os gestos da Rainha da Paz

1. A mão direitaA mão direita de Nossa senhora Rainha da Paz ponta para o seu coração. O significado deste gesto é belo e profundo. Significa que, nas tempestades da vida, o Coração de Maria deve ser nosso refúgio. Ele nos socorre, conforta e dá forças. O Sagrado Coração de Maria é um porto seguro nos momentos de dificuldades e problemas.2. A mão esquerdaA mão esquerda da Rainha da Paz estendida simboliza o chamado carinhoso que ela nos faz: ‘Venha, meu filho, minha filha!’ Para onde’ Ela responde com o gesto da mão direita: ‘Para o meu coração!’ Nele, você encontrará a verdadeira paz. A paz que só Jesus pode dar, mas Maria pode nos levar até Ele.

A túnica azul clara da Rainha da Paz

A túnica azul clara da Rainha da Paz simboliza o céu. Significa que a Virgem Maria está no céu e que sua mensagem provém do céu. Se ouvirmos seus ensinamentos e atendermos aos seus pedidos, ela nos levará para o céu.

As nuvens na cor lilás aos pés da Rainha da Paz

As nuvens na cor lilás aos pés da Rainha da Paz simbolizam a aurora e o nascer do sol. Na simbologia cristã Jesus é o Sol da Justiça e da Paz. Portanto, as nuvens em lilás significam que o Sol da Paz vai nascer em nossa vida, se atendermos ao chamado de Nossa Senhora. Maria sempre levará todos os homens a Jesus. Ela nunca se colocou como um fim em si mesma; é sempre em Jesus e para Jesus.

Leave a reply